Dicas para escrever a melhor redação possível – para iniciantes

como começarMuitos iniciantes me perguntam dicas para escrever uma redação. Hoje em dia, cada vez mais está sendo importante dominar a escrita culta para ter boas notas em processos seletivos como vestibulares, ENEM, concursos, etc.

Para fazer um bom resumo, o básico para saber como fazer uma redação pela primeira vez é começar escrevendo os principais tópicos que surgem à sua mente, colocando no papel, e – posteriormente – organizar essas informações de maneira que os corretores esperam ler. As etapas consistem em estruturar o texto adequadamente em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para cada um desses macro tópicos, você precisa realizar algumas perguntas e trazer respostas práticas para o tema proposto na redação.

Existem diferenças entre a redação para o Enem e para o vestibular?

escrevendo com atençãoSim, geralmente o Enem é um pouco mais brando na correção da redação, pois o processo de correção leva em consideração aspectos do edital do processo seletivo (é preciso estar atento aos detalhes!). A maioria das universidades federais avalia a redação sobre dois aspectos centrais: erros e acertos. Por exemplo: na correção dos erros, pontos serão descontados para cada falha. Essas falhas podem ser de ordem gramatical, verbal, mau emprego de pronomes, advérbios, substantivos, adjetivos, ou ainda, falha na comunicação da voz passiva e ativa ao longo do texto. Esteja atento, pois o sujeito sempre precisa concordar com o verbo. É preciso conhecer os verbos transitivos diretos e os verbos transitivos indiretos (VTI). Cometer erros por figuras de linguagem mal empregadas também é comum nessa etapa de correção.

A outra etapa consiste em analisar a estrutura do texto como um todo, verificando os aspectos do texto dissertativo, se de fato o texto possui argumentação suficiente, apresentação dos pontos de vista, citações e análises coerentes. Um texto dissertativo, por definição, é argumentativo, e essa argumentação pode ser por autoridade, consenso ou fundamentação lógica. Nessa etapa de avaliação, os corretores acrescentam pontos para cada estrutura positiva, de maneira que a nota da redação vá acumulando pontos de forma crescente.

No Enem, por outro lado, são avaliadas 5 competências. Isso torna a avaliação do Enem um pouco menos criteriosa do que a avaliação dos vestibulares de universidades (excetuando aqui as faculdades privadas, obviamente).

Detalhes e perfeccionismo

Não é inteligente ser muito perfeccionista com sua redação. Você precisa primeiro estudar e dominar os aspectos principais de um bom texto, os fundamentos de uma redação objetiva e de uma redação subjetiva. Para atingir a perfeição, o último passo é conseguir uma nota alta nos quesitos autonomia e criticidade, que são os mais difíceis (esses critérios, inclusive, fazem sua redação se destacar em relação aos demais).

A melhor dica para ter criticidade é enxergar o tema (proposição) da redação de forma crítica, pensando em todos os ângulos e implicações possíveis, principalmente do ponto de vista histórico e da sociedade. Depois, fazer citações de pensadores famosos, escritores, jornalistas, tudo colabora para que sua redação conquiste criticidade. Essa técnica sempre funcionou muito bem, e atualmente está muito na moda.

Mas não pule etapas. Comece devagar, treinando primeiro aquilo que mais importa. Siga as etapas desse curso e dessa apostila para melhores resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *