Resenha Bitcoin – A moeda na era digital (Fernando Ulrich)

moeda digitalExistem poucos livros brasileiros de qualidade que falam sobre Bitcoin. Mas o que é Bitcoin e por que isso é importante? Essa é justamente a proposta de Fernando Ulrich, responder as dúvidas mais básicas sobre a criptomoeda mais famosa do mundo.

O Bitcoin ganhou muito destaque no ano de 2017 pelo fato de ter aumentando muito seu valor de mercado e pela valorização de quase 14.000% em poucos meses. Se por um lado essa valorização chamou a atenção de especuladores, por outro despertou como nunca o interesse da mídia.

Infelizmente não podemos contar com a mídia para aprender assuntos ou adquirir conhecimento. Com uma visão ignorante e tendenciosa, a mídia dificilmente conseguirá sanar as dúvidas de quem realmente está interessado pelo assunto. Por isso que recorrer à opinião de especialistas como Fernando Ulrich é tão importante.

Ulrich mostra em seu livro “Bitcoin – A moeda na era digital” como a tecnologia blockchain é inovadora e qual o impacto que esse novo conceito pode trazer para a economia, talvez levando o sistema financeiro para uma nova era.

A maneira como o sistema financeiro trabalha até hoje ainda é relativamente arcaica, dado que as informações de pagamento passaram a ser armazenadas digitalmente há mais de 20 anos e tiveram poucas alterações em termos de eficiência e segurança. O Bitcoin é inovador em diversos aspectos. Primeiro pelo fato de ser descentralizado, ou seja, não é necessário um órgão central que controle tudo, um único agente em que todos “confiam”. A confiança da rede está no próprio sistema, nas pessoas que utilizam a moeda digital. Por meio de votos, a mineração e os full nodes, a verificação e a validação de novas transações ocorrem mediante aprovação da maioria da rede. Isso torna o sistema mais imune a falhas, pois não há um único órgão centralizador que se possa atacar para roubar informações ou adulterar as transações.

Outro aspecto que faz a moeda digital ser inovadora frente às moedas legalizadas são a velocidade e as taxas das transações. Se alguém deseja enviar dinheiro legalizado para outro país, isso custa caro e leva muitos dias, com muita burocracia para a aprovação. Com o Bitcoin, é muito simples, basta que você digite o endereço (chave pública) do destinatário e envie seus BTCs para a pessoa. Depois da confirmação de 2 blocos (cerca de 20 minutos) o dinheiro será enviado, independentemente de ser um vizinho ou alguém do outro lado do mundo.

O livro de Fernando Ulrich é importante porque mostra o valor da tecnologia, provando que o valor intrínseco de uma moeda precisa ter uma razão para existir, e que o Bitcoin tem sim motivos para ter valor e para atrair mais pessoas; não é apenas um hype ou uma bolha sem fundamentos.

Atualmente existem mais de 1.000 moedas digitais, e é preciso aprender como comprar criptomoedas se você pretende investir nesse mercado. Se você não é muito acostumado com tecnologia, é importante ter cuidado e realizar todo o procedimento cautelosamente.

Recomendamos fortemente a leitura do livro para os interessados em tecnologia, economia ou tendências.

Confira também o vídeo abaixo onde Fernando Ulrich traz detalhes sobre a revolução da tecnologia Bitcoin:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *